quinta-feira, 19 de abril de 2007

STANLEY CLARKE : A HISTÓRIA DO "REI DO FUNK!"


Explodindo no mundo do jazz em 1971, Stanley era um teenager lanky do academy de Filadélfia da música. Chegou em New York City e aterrou imediatamente trabalhos com os bandleaders famosos como: Horace prateia, arte Blakey, Gordon dexter, Joe Henderson, pharaoh Saunders, Gil Evans, Stan Getz, e um compositor novo budding do pianist nomeado Pintainho Corea. Todos estes músicos reconheceram imediatamente o dexterity ferocious e musicality que completo o Clarke novo possuiu no baixo acústico. Era não somente perito em crafting linhas baixas e funcionando como um timekeeper no papel tradicional dos baixos, Stanley possuiu também um sentido do lyricism e da melodia ganhos de seus heróis baixos Charles Mingus, Scott LaFaro, e outro, including jogadores do non-baixo como John Coltrane. Clarke reconheceu a oportunidade de propelir o baixo em um papel melodic viable do soloist e foi qualificado excepcionalmente para fazer apenas isso. A oportunidade de indicar a melodia e de propelir o baixo à parte dianteira do estágio do concert veio ao fruition quando Clarke e Corea deram forma ao retorno elétrico seminal da faixa de jazz/fusion a para sempre. O rtf era um showcase para cada uma das personalidades musicais fortes do quartet, do prowess compondo, e das vozes instrumentais. Clarke surmised, "nós realmente não realizou quanto de um impacto nós tínhamos em povos naquele tempo. Nós excursionávamos assim muito então, nós apenas faríamos um registro e iríamos para trás na estrada." A faixa gravou oito albums, dois de que eram o ouro certificado (o hymn descontroladamente bem sucedido da sétima galáxia e do guerreiro romântico clássico), ganhado uma concessão de Grammy (nenhum mistério) e nominations numerosos recebidos ao excursionar incessantly. E esta era uma faixa do jazz! Então Stanley, seu baixo agora famoso de Alembic à disposicão, ateou fogo ao ` ouvido tiro em volta do mundo '. Começou single-handedly os 1970s "volta baixa," pavimentando a maneira para que todo o bassist/soloist/bandleaders siga. Em 1974 liberou seu album eponymous de Stanley Clarke, que caracterizou uma batida 45rpm "único" (nós estamos falando ainda sobre o jazz aqui)"Lopsy intitulado Lu." Em Stanley 1976 liberado eduque os dias, de que a trilha do título é agora um anthem do baixo do fide do bona. Reconhece, completamente unboastfully: "qualquer um que quer seriamente aprender jogar o baixo tem que comprar esse registro e aprendê-lo jogar essa canção." Os bassists aspiring devem também dominar a técnica percussive do funk da batida que Stanley abriu caminho também. Stanley viu a técnica de Larry Graham (sly e a pedra da família) e apreendido em cima da idéia. Construiu sua facilidade a uma velocidade frightening, e adaptou-a então às harmonias complexas do jazz. Diz Stanley, "Larry começou-o, mas mandou somente um lick. Eu vi-o fazê-lo, e eu fiz exame d de lá." Stanley era o primeiro músico a estalar sobre mudanças da corda. os "muitos dos guys poderiam atolar o dia inteiro em E, mas não poderiam jogá-lo mudanças do excesso." Stanley Clarke transformou-se o primeiro bassist no history para headline excursões, vendendo para fora das mostras worldwide, e tem seu ouro certificado albums. A palavra "legenda" foi usada descrever Stanley pelo tempo onde tinha 25 anos velho. Em 1997 Epic/Sony liberados: Por esta idade nova macia, Stanley era já um pioneiro comemorado na música do jazz da fusão. Era também o primeiro bassist no history a dobrar no baixo acústico e elétrico com virtuosity, poder, e fogo iguais. Tinha inventado também dois instrumentos novos: o baixo de flautim e o baixo do tenor. O baixo de flautim, construído a suas especificações por New York Carl mais luthier Thompson, é ajustado um octave mais altamente do que a guitarra baixa elétrica tradicional. O baixo do tenor é um baixo de Alembic do padrão ajustou acima um quarto mais elevado do que o padrão. Com ambos estes instrumentos, a escala melodic de Stanley é prolongada para jogar em uns registos mais elevados como vê cabido orchestrationally. Alembic honrou Stanley oferecendo um baixo de Stanley Clarke do modelo da assinatura, a primeira vez no history da companhia de fazer somente instrumentos construídos feitos sob encomenda para fazer assim. O que quer que o instrumento: o viol baixo acústico, a guitarra baixa elétrica, o baixo do tenor, o baixo de flautim, a guitarra baixa acústica, a verticalidade elétrica, ou alguma das centenas dos machados em seu arsenal, em musicality de Stanley e em comando destes instrumentos definem-no claramente como o virtuoso baixo vivo o mais grande no mundo, em segundo a nenhuns, mãos tragam, fim da discussão. Agora o rei dos mundos acústicos e elétricos do jazz, em Stanley 1981 teamed com duque de George para dar forma ao projeto de Clarke/Duke. Junto marcaram um PNF do alto-vinte batido com "o bebê doce," gravou três albums e excursionam ainda a este dia. A participação de Stanley em projetos adicionais como o líder ou o membro ativo incluem: Beck de Jeff (excursões do mundo, 1979), lógica nova do barbarians de Keith Richards' (excursão do mundo, 1980), a animal (com Stewart Copeland, dois albums e excursões, 1989), o "Superband"(with Larry Carlton, billy Cobham, Najee, e Deron Johnson, 1993-94), o Rite das cordas (com Jean Luc Ponty e al Dimeola, 1995), Vertu ' (com branco de Lenny, 1999). Uma lista muito mais detalhada de faixas de Stanley Clarke pode ser encontrada no discography. Clarke ganhou literalmente cada concessão principal disponível a um jogador baixo: Grammys, Emmys, cada votação dos leitores para fora lá, as votações de todos os críticos, o ouro e os registros da platina, caminhadas da fama você nomeia-o. Era Jazzman da pedra do rolling primeiro muito do ano, e vencedor do bassist da concessão da música do playboy por dez anos retos. Desafios novos sempre procurando, em Stanley 1985 girado sua energia creativa boundless para marcar da película e da televisão. Começando na tela pequena com um emmy nomeou a contagem para o playhouse do pouquinho do xixi, ele progrediu na tela de prata como o compositor, o orchestrator, o maestro e o performer das contagens para películas do blockbuster como: Os meninos N a capa, o que é amor começaram fazer com ele (a história de Tina Turner), o passageiro 57, mais altamente a aprendizagem, justiça poética, pantera, os cinco heartbeats, liga grande pequena, e Romeo devem morrer. Marcou mesmo um Michael Jackson que a liberação video dirigida por Jon Singleton intitulado recorda o tempo. Atualmente his que marca pode ser ouvido na mostra avaliada do número um para a rede de Showtime: Alimento Da Alma. Stanley tem tornado do elite em-exige compositores em Hollywood. Verifique para fora de nossa seção do compositor da película. Stanley diz aquele: a "película deu-me a oportunidade de compôr contagens orchestral grandes e de compôr a música associada não normalmente com myself. É-me dada a possibilidade conduzir orchestras e arranjar a música para vários tipos de ensembles. É sida uma experiência diversa para mim musical, feita me um músico mais completo, e utilizada minhas habilidades completamente." A liberação 1995 em Soundtrax epic (música de Sony): Stanley Clarke nos filmes, ursos que stunning a testemunha a este. (promessas de Stanley encontrará o momento de liberar "nos filmes 2" as.well.as outras gravações de sua biblioteca compositional maciça.) Seu artistry mediu classical, o jazz, o R&B e os idioms do PNF. Tem sucedido já em um multitude das carreiras diversas, qualquer de que seria satisfatório a qualquer um mais. Contudo empurra ainda sobre, como avigorado e tão passionate sobre a música quanto que Prodigy teenage de Filadélfia com um sonho. Em 2001, Stanley retornou mais formalmente a seu amor inicial: executando, gravando, e jogando o baixo. A biografia deste músico incredible, como Stanley ele mesmo, é um trabalho continuando no processo.

Um comentário:

Alfredo Araújo disse...

BLOG FILOSOFAL? AONDE? É UM BLOG SOBRE O NADA... E PÁRA DE MANDAR COMENTÁRIOS IMPERTINENTES NO MEU BLOG... SE FOR P/ POSTAR, SÓ ASSUNTOS DO POST...FLW, ABRAÇO.